Acção Pastoral

O programa da acção pastoral da Arquidiocese de Nampula tem como principal missão a evangelização, que se concretiza através do anúncio da Palavra de Deus e do testemunho da caridade, na senda do seu Mestre e Pastor, Jesus Cristo, cuja missão se resumiu em anunciar e curar (cfr. Mc.1,29-34). Através dessa acção pastoral a Igreja de
Nampula desenvolve programas de evangelização, catequese e iniciativas sociais de desenvolvimento e luta contra tudo aquilo que diminui a dignidade da pessoa humana, nomeadamente a ignorância, o complexo de inferioridade, a passividade, a alienação, a doença, a fome, a pobreza, as injustiças e o subdesenvolvimento.

Nesse sentido, foram constituídas diversas comissões para as diferentes áreas de intervenção: Evangelização, Catequese, Liturgia, Vocações, Juventude, Leigos, Educação Cristã, Ecumenismo, Diálogo Inter-Religioso, Pontifícias Obras Missionárias, Cultura, Família, Infância Missionária, Caritas, Justiça e Paz, Coordenação da Pastoral,
Saúde e Animação Pastoral Missionária.

Foram também criados centros de promoção pastoral e formação a vários níveis, como é o caso do Centro Catequético de Anchilo e os mini-centros de Namaita, Iapala e Angoche. Criou-se ainda o Centro de Promoção Vocacional Maria do Sim e os correspondentes mini-centros nas várias paróquias.

Nasceram vários movimentos laicais nas várias paróquias, de apoio à evangelização e vitalização do empenho cristão das comunidades cristãs. E foram também criadas duas associações: a ASA – Acção Social Arquidiocesana e a Associação das Mamãs Católicas de Moçambique.